"A estação que muitos não querem chegar é da despedida, desapegar não é fácil para ninguém, mas a vida se despede com um beijo sutil, e fecha os olhos de quem acompanhou um bom tempo, e entra a outra estação
O destino da nova estação quem decide é o passageiro, mas o condutor simplesmente navega e conduz a viagem calado e solitário, esperando a ordem de quem o comanda.
O adeus é a parte mais dura da viagem, mas acontece, e o novo ciclo começa, como canção que acalma a alma e conforta o espírito abatido e cansado pelo tempo da viagem."(Jefferson Helton da Silva Almeida)
O texto não é de minha autoria, mas considero que o mesmo se encaixou perfeitamente neste momento.
Como diz o título, é uma despedida.
A Makenna aqui escreveu durante anos, que elaborou o blog, as demais redes sociais, cansou.
Cansei da exposição, das mensagens maliciosas que recebi durante anos, da falta de respeito.
Cansei de olhar as fotos e vídeos e perceber que eu deveria ter aproveitado mais aquele momento, se não estivesse preocupada em gerar conteúdo.
Cansei de me preocupar com o engajamento, de tentar monetizar o meu trabalho.
Olhei para dentro de mim, analisei tudo o que estava a minha volta. Olhei todas as viagens que fizemos, todas as histórias que eu ainda poderia compartilhar e não me senti a vontade em fazê-las.
Respeitei meu tempo, veio a pandemia. Eu não estava nem um pouco afim de fazer dancinhas na rede social para não perder seguidores ou para manter minhas redes sociais em movimento (nada contra quem faz, só não é meu estilo). Foi um momento de ressignificar tudo aquilo que estava acontecendo.
Minha pausa aumentou.
E quando as coisas começaram a "voltar ao normal", fizemos a primeira viagem de dois dias. Ainda usando máscara, com muitas limitações, e agora, com uma nova integrante, a nossa Andorra. Uma shih-tzu muito doce que alegra nossos dias e que tem um comportamento admirável nas viagens que fazemos.
Aquela viagem eu aproveitei. E não postei nada. Depois de muitos meses dentro de casa, foi o primeiro respiro.
Depois dela, vieram algumas outras viagens de dois, três dias. A ideia era adaptar a Andorra nesse contexto de "rodinhas nos pés". O foco era ela, a gente também precisava aprender a lidar com aquela situação que era completamente nova em nossas vidas.
Algumas postagens foram feitas, mas num ritmo bem devagar. E por causa de uma foto nossa juntos, recebi dezenas de mensagens negativas. Desativei os comentários naquela e nas demais fotos que tínhamos juntos, pois passei a receber muitas mensagens em outras fotos também, Parecia um pesadelo. Meu direct ficou cheio. As pessoas se acham no direito de opinar sobre as nossas escolhas e eu não soube lidar com tantas criticas. Haja terapia!
Minha pausa mais uma vez, aumentou.
Recentemente, fizemos nossa primeira viagem longa. Fomos mais uma vez ao Sul do Brasil de carro. Uma viagem de 27 dias. No momento somos nós três, sem exposição. Apenas um casal que viaja com seu pet. As postagens agora são apenas na rede social fechada, para um grupo seleto de amigos.
E eu fui tão feliz naqueles dias...
Obrigada à você que leu até aqui.
Um abraço carinhoso.😘
Makenna Figueiredo.