expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
text-shadow:

domingo, 24 de abril de 2016

O quarto núcleo da Imigração Italiana no Brasil

Para muitos, o estado do Rio Grande do Sul tem atrações encantadoras apenas na Serra Gaúcha. O quarto núcleo da Imigração Italiana, a Quarta Colônia, é um belo e desconhecido passeio turístico no centro do estado, próximo a Santa Maria que vale a pena visitar.


Igreja de Corpus Christi em Vale Vêneto - RS
Nossas viagens rendem muitos quilômetros, fotos e bons amigos. Conhecemos a família Copetti quando estávamos em São José dos Ausentes e foi sintonia a primeira vista. Os professores da UFSM Fernando e Rose e suas lindas gurias, Fernanda e Duda nos convidaram para esticar nosso roteiro na volta do Uruguai até Santa Maria e assim o fizemos. 

Com os queridos amigos Rose e Fernando (créditos para Duda que fez a foto)

Churrasco, vinho, frio, muitas risadas e excelentes conversas. Eles nos apresentaram - até estão desconhecido para nós - o berço da Quarta Colônia. Mal sabíamos que em nosso percurso, já havíamos visitados e nos encantado com algumas das cidades mencionadas por eles.


 Os caça-prefeituras em mais uma missão!

 Dona Francisca

                                                                    Dona Francisca

A região reúne nove municípios: Silveira Martins, Ivorá, Nova Palma, Faxinal do Soturno, São. João do Polêsine, Dona Francisca, Pinhal Grande, Agudo e Restinga Seca e são bem próximas uma das outras. Um roteiro por essas cidades pode incluir visitas a igrejas e construções típicas de madeira, compras de produtos coloniais e o belo visual da serra. 

Destacamos duas atrações imperdíveis furante esse passeio: no distrito de São José do Polêsine, em Vale Vêneto a única e majestosa igreja de Corpus Christi da América Latina.


 São João do Polêsine


 Nova Palma (cidade natal da Rose)



 Igreja de Corpus Christi

 Casal muito querido! 

Vale Vêneto (casal de velhinhos simboliza que ali é um local ideal para envelhecer)

 O simpático distrito visto de um mirante.

A segunda atração está localizada em Júlio de Castilhos mas fomos via Nova Palma, com poucos quilômetros de estrada de terra, o Jardim das Esculturas. São cerca de 500 esculturas variadas, distribuídas em um sítio. O artista idealizador do projeto, Rogério Bertoldo,  estava a trabalhar em seu galpão e nos explicou um pouca da essência de suas esculturas. A entrada custou R$ 10, tem um restaurante em frente ao jardim e é uma atração muito interessante e diferente de tudo que já vimos antes. 


 Jardim das Esculturas

 Jardim das Esculturas

 Jardim das Esculturas

 Jardim das Esculturas (foto: Rose Copetti)



Santa Maria é uma cidade grande e ficou conhecida depois da tragédia da Boate Kiss e sugerimos usá-la como ponto de apoio e de lá fazer os passeios pela Quarta Colônia, pois as cidades são muito próximas umas das outras.


Nos despedimos dos grandes amigos agradecidos do excelente final de semana que eles nos proporcionaram. Voltaremos em breve!

Makenna e Dyxklay Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário